Prefeito de Cariacica, no ES, se afasta do cargo para transplante de rim doado pelo irmão
08/01/2025
Euclério Sampaio, de 60 anos, contou que este será o segundo transplante que vai fazer, já que aos 24 anos transplantou a medula após leucemia. Procedimento está previsto para sexta-feira (10). O atual prefeito e candidato à reeleição da cidade de Cariacica, na Grande Vitória, Euclério Sampaio (MDB),está internado com pneumonia
Reprodução TV Gazeta
O prefeito de Cariacica, na Grande Vitória, Euclério Sampaio (MDB), vai ser internado nesta quinta-feira (9) para um transplante de rim. Segundo o próprio prefeito, o doador do órgão será o irmão mais novo, um advogado de 30 anos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Euclério Sampaio, de 60 anos, revelou que este será o segundo transplante que será submetido, já que aos 24 anos fez um transplante de medula quando enfrentou um câncer no sangue, a leucemia.
Ao g1, contou que está tranquilo para o procedimento que deve acontecer na sexta-feira (10) em um hospital particular na cidade que administra. “Estou muito animado. Deus sabe de tudo”, disse.
Vice-prefeita de Cariacica, Shymenne De Castro (PSB), com o prefeito Euclério Sampaio (MDB). Espírito Santo. Eleições 2024.
Assessoria da imprensa
Na segunda-feira (6), um ofício foi encaminhado à Câmara de Vereadores do município solicitando o afastamento temporário do chefe do Executivo, por 15 dias.
O pedido prevê a concessão de licença pelo período do dia 9 a 23 de janeiro. A petição foi acolhida pela Câmara. A vice-prefeita, Shymenne De Castro (PSB), assume a gestão durante a licença.
Tratamento renal há anos
O prefeito relatou que já faz tratamento renal há muitos anos, mas depois de passar por uma pneumonia e anemia, durante a campanha eleitoral de 2024, o problema se agravou e há dois meses começou a fazer diálise.
“Sou muito ruim com datas, não me lembro há quanto tempo comecei o tratamento. Brinco que fazia um tratamento conservador, só podia comer clara de ovos, mas depois que tive pneumonia e anemia a situação ficou mais grave e o jeito é o transplante mesmo. Os médicos disseram que eu não posso mais adiar”
Euclério disse que, após as eleições e alta da internação, vários parentes fizeram exames para saber sobre a compatibilidade. Sobrinhos e os nove irmãos queriam ser doadores.
LEIA TAMBÉM:
Missão contra o tempo: em meio a cidade alagada, ambulância com órgãos para doação é escoltada no ES
'Mesmo morto, meu pai trouxe vida', diz filha que autorizou doação de órgão que fechou a Linha Vermelha, no RJ
“Meu irmão mais novo é 100% compatível. Já fizemos todos os procedimentos e protocolos. Vai dar tudo certo, estamos confiantes, Deus está comigo desde o começo. Espero que em sete dias eu esteja despachando, nem que seja de casa mesmo. Eu não gosto de ficar sem trabalhar, mas enquanto isso a cidade vai estar em boas mãos”, brincou.
Euclério relatou que quer preservar o irmão do contato com a imprensa. Contou que ele é advogado, mora em Cariacica, tem 30 anos, é o mais novo dos irmãos, muito saudável e que ficou orgulhoso em poder ajudar.
O prefeito informou que o médico nefrologista Fábio Auriemma é o responsável pela equipe que atende o paciente. O procedimento está agendado para sexta-feira (10) no Hospital Meridional, em Cariacica.
Euclério Sampaio, prefeito reeleito em Cariacica, fala sobre angústia no dia da votação
Eleito sem poder votar
No dia 5 de outubro do ano passado, véspera do primeiro turno das eleições, Euclério Sampaio estava internado e não conseguiu autorização médica para votar no dia seguinte já que o quadro de saúde inspirava cuidados. Ele ficou hospitalizado por uma semana.
Mesmo internado na Unidade de Tratamento Itensivo (UTI) por causa de uma pneumonia e sem conseguir votar, Euclério Sampaio (MDB) foi reeleito prefeito de Cariacica, na Grande Vitória, com 88,41% dos votos. Com 100% das urnas apuradas, ele obteve 168.771 votos válidos.
O prefeito reeleito em Cariacica é casado e pai de quatro filhos. Possui uma trajetória política de mais de 20 anos. Foi deputado estadual no Espírito Santo por cinco mandatos e prefeito de Cariacica de 2021 a 2024, quando se elegeu com 58,69% dos votos.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo